Ribeirão Preto registra primeira morte por dengue em 2025

Ribeirão Preto registra primeira morte por dengue em 2025

Cidade já soma 1.894 casos confirmados e enfrenta risco de epidemia, segundo autoridades de saúde

Ribeirão Preto confirmou, nesta quarta-feira, 12, a primeira morte por dengue em 2025. A vítima, um idoso com comorbidades, não resistiu às complicações da doença.
 

De acordo com a Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, o número de casos confirmados já chega a 1.894, e três óbitos ainda estão em investigação. A zona Leste da cidade é a região mais afetada, com 600 casos confirmados, seguida pela zona Sul, com 416.
 

Diante do aumento dos casos, equipes de agentes de controle de endemias intensificaram as vistorias semanais em residências para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de orientar a população sobre a importância do combate aos criadouros.
 

A Secretaria da Saúde implementou um protocolo de atendimento específico para casos suspeitos da doença, com equipes dedicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam em horário regular. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão preparadas para acolher pacientes suspeitos fora do horário das UBSs e aos finais de semana, buscando evitar a sobrecarga no sistema de saúde.
 

A diretora da Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, alertou que o município já se encontra na fase inicial de uma epidemia de dengue. "É fundamental que toda a população se engaje no combate aos criadouros do mosquito. Todos devemos fazer nossa parte", enfatizou.


Foto: Freepik e gerada por IA

Compartilhar: