
Rede municipal ainda tem 8 mil doses de vacina contra H1N1
Desde janeiro, mais de 4,5 mil pessoas foram vacinadas
A rede municipal de saúde de Ribeirão Preto já aplicou mais de 4,5 mil vacinas contra a gripe, desde o início de 2016, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, que também informa que o crescimento na procura é de 15% com relação ao ano passado. Ainda restam na rede, para aplicação, 8 mil doses.
A procura é bem grande, já que a campanha de vacinação contra a gripe só deve começar em 30 de abril. Neste ano, já foram confirmadas três mortes por complicações do vírus da gripe A (H1N1).
Porém, outras oito mortes são investigadas com suspeita de terem sido causadas pela doença, já que essas pessoas foram internadas com registro de Síndrome Respiratória Aguda (SRA), que é decorrente do mesmo vírus.
A Secretaria informa que ainda estão disponíveis oito mil doses da vacina, destinadas a grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, como gestantes e puérperas, crianças com menos de cinco anos de idade, idosos, profissionais da saúde, além de professores, policiais militares e bombeiros.
Ainda segundo a pasta, todas as pessoas que foram internadas com os sintomas da doença também estão sendo tratadas com o remédio antiviral Tamiflu, utilizado para combater a H1N1.
Na rede particular, a dose da vacina pode ser encontrada a partir de R$ 100, porém, com a alta procura, alguns lugares estão vendendo por até R$ 180, por isso, além dos medicamentos, é recomendado que a prevenção seja realizada a partir de práticas comuns de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz quando tossir e fazer a esterilização com álcool em gel.
No Estado de São Paulo, já foram confirmadas mortes de 91 pessoas que foram contagiadas pela gripe H1N1, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. O número é nove vezes maior do registrado durante todo o ano de 2015.
Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil