
Prefeitura de Ribeirão Preto retira mais de 3 toneladas de lixo em arrastão contra a dengue
Ação ocorreu no último sábado, 12, em cinco bairros da cidade; durante a ação, os agentes de saúde visitaram 3.659 imóveis e encontraram 11 focos com larvas do Aedes
A Prefeitura de Ribeirão Preto realizou no último sábado, 12, um grande arrastão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. A força-tarefa passou pelos bairros Jardim Juliana, Jardim Helena, Jardim Palmeiras I e II, além de parte do Parque dos Servidores, e recolheu 3.380 quilos de materiais inservíveis — o famoso “lixo acumulado” que pode servir de criadouro para o mosquito.
Durante a ação, os agentes de saúde visitaram 3.659 imóveis e encontraram 11 focos com larvas do Aedes. Além disso, 200 pneus foram recolhidos, já que eles costumam acumular água da chuva e são locais ideais para o mosquito se proliferar.
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde também atuou com orientações no comércio da região, reforçando dicas de prevenção e a importância da colaboração de todos no combate à dengue.
Ao todo, 146 agentes de combate às endemias participaram da operação, com o apoio de 16 viaturas, 12 caminhões e a parceria de empresas privadas como Multipneus, Ambient, Baroni e Balau Madeiras, que ajudaram no recolhimento dos materiais.
A ação faz parte de um conjunto de medidas da Secretaria Municipal da Saúde para tentar conter o avanço da dengue na cidade. Segundo os órgãos de saúde, eliminar objetos que acumulam água parada é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a doença.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto