II Jornada de Imunização de Ribeirão Preto aborda desafios contemporâneos

II Jornada de Imunização de Ribeirão Preto aborda desafios contemporâneos

O evento reuniu 460 participantes de seis estados, incluindo profissionais e estudantes da área da saúde

Nos dias 20 e 21 de junho, o Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP) foi palco da II Jornada de Imunização de Ribeirão Preto (JIRP) com o tema "A imunização no mundo contemporâneo: novas tecnologias, novos desafios". 

 

Com o objetivo difundir evidências científicas e discutir temas atuais e desafiadores relacionados à imunização humana, a Jornada representou um movimento de colaboração interinstitucional na luta pelo fortalecimento das ações de imunização junto aos serviços de saúde local, regional e estadual. Contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, das Secretarias de Estado e Municipal da Saúde, e da Sociedade Brasileira de Imunizações. Além disso, marcou um avanço significativo na educação permanente dos profissionais de saúde dos setores público e privado envolvidos em atividades de imunização, assim como na formação complementar de alunos de graduação, pós-graduação e docentes de entidades acadêmicas, impactando positivamente na qualificação das práticas de vacinação, uma área prioritária para a saúde pública.
 

O evento reuniu 460 participantes de seis estados (DF, ES, GO, MG, PR, SP), incluindo profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, farmacêuticos, nutricionistas, odontólogos) que atuam em salas de vacinação e na rede básica de saúde, além de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e outros profissionais interessados na temática. A programação incluiu mesas redondas, conferências e oficinas práticas na modalidade de curso de difusão, além de uma sessão de pôsteres com 22 trabalhos: 13 pesquisas científicas em imunização e 9 experiências dos serviços de saúde sobre imunização.

 

A II JIRP foi organizada pelo Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto e o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XXIV da Regional Ribeirão Preto, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). 


Foto: Divulgação

Compartilhar: