
Guia Jurídico: Figueiredo Advogados
Por uma nova advocacia, principalmente na área de Saúde Suplementar
Fundado em 2006 por Elano Rodrigues de Figueiredo — advogado especialista em Saúde, vice-presidente da Comissão Nacional de Saúde Suplementar da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), debatedor da CBN, palestrante e professor de Direito da Saúde —, o Figueiredo Advogados é um representante da nova advocacia, que coloca objetividade e clareza de comunicação como requisitos indispensáveis ao seu exercício.
O escritório chegou a Ribeirão Preto há cinco anos, com a missão de implantar essa nova advocacia principalmente na área de Saúde Suplementar (medicina privada), dedicando-se a encontrar soluções justas para questões sensíveis desse setor.
EXPERIÊNCIA FAZ DIFERENÇA
Especializado em Direito Empresarial pela FGV (Faculdade Getúlio Vargas) e formado como Conselheiro Independente pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Figueiredo se inspirou nos ensinamentos dos pais para consolidar uma carreira de 25 anos como Executivo Jurídico de empresas de saúde, dedicando-se à regulação da Saúde Suplementar. Seu pai, também advogado, chegou a conselheiro do Tribunal de Contas, e a mãe, era professora de Língua Portuguesa. “Fui advogado de consumidores, de planos de saúde, de hospitais, de laboratórios, de sindicatos, de associações, de fundações, de TV e de rádios. Estive como Diretor da Agência Nacional de Saúde, cargo para o qual fui indicado pelo Ministro da Saúde e só consegui ocupar depois de convencer a maioria dos senadores da República de que era capaz. Chefiei o Departamento Jurídico das maiores empresas de saúde do Brasil”, conta o advogado.
Tudo isso, segundo ele, só foi possível graças à capacidade de aplicar o Direito de maneira clara e acessível a qualquer intérprete. “Comecei a profissão explicando Direito aos médicos e Medicina aos magistrados. Tinha que ser muito claro. Além de tudo, tive a sorte de trabalhar com mentes brilhantes, como as do Jorge Pinheiro, fundador e CEO da Hapvida; Edson Bueno, fundador da Amil; Darival Bringel, fundador da Unimed Ceará; Vicente Jorge, fundador do Grupo Nordeste de Comunicação; e Milton Marques, fundador do Grupo TCM. São experiências que não têm preço e somam demais no valor das premissas de um advogado”, destaca Figueiredo.
CONTRIBUIÇÃO ESPECIAL
Atento à necessidade de informações mais acessíveis, Figueiredo divide as experiências relevantes no portal Justiça e Saúde, dedicado ao segmento. “Através dele, e de vários veículos da cidade, passamos a transmitir para a sociedade ideias mais claras sobre saúde suplementar, o que esperamos que contribua com a ‘desjudicialização’ do setor”, explica. Para o advogado, não há mais espaço para manifestações prolixas e textos longos. “Menos agora é mais e velocidade tem que estar alinhada com qualidade da informação. A advocacia sempre foi famosa por ser uma atividade rebuscada, de termos difíceis, mas isso acabou. Nosso escritório já nasceu dentro deste novo modelo. Nunca nos entregamos à massificação dos serviços, preferindo que o cliente trate diretamente com o dono. E sem abrir mão da tecnologia, da IA [inteligência artificial], insistimos na pessoalidade, até porque a experiência que ofertamos não é algo que se transfira tão facilmente”, enfatiza.
ALÉM DA SAÚDE
Responsável também pela área de concessões e outorgas de TV, Internet e Radiodifusão vinculadas à sua família e à da esposa, Figueiredo reuniu bastante experiência também em radiodifusão, o que o levou a estender a atuação do escritório à área de comunicação. “Em todos esses seguimentos, o Direito das Obrigações é a essência, pois tratar das relações entre as partes, dos vários tipos de contratos, regulados por normas diferentes, é questão de sobrevivência. Posso afirmar, seguramente, que o nosso diferencial é a experiência transmitida mediante boa comunicação”, conclui o advogado.
CONTATOS
(16) 997616789
@figueiredoadvogadosoficial
@justicaesaudeoficial
Linkedin: Elano Figueiredo
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h