Força que satisfaz

Força que satisfaz

Diferentes, mas com muito em comum, os potentes modelos quatro cilindros Hornet 600 e CBR 600, da Honda, são feitos para estrada

Texto: Yara Racy
Fotos: Julio Sian e divulgação

Algumas motos quatro cilindros já fizeram história, como a 750 Four, da Honda, que ficou conhecida pelo apelido de “Sete-galo”, nos anos 1970 . Hoje, muito mais esportivas e acessíveis em relação a custo e manutenção, essas “estradeiras” — como costumam ser chamados modelos mais potentes, ditos para estrada — caíram no gosto do consumidor.

No ano passado, a Honda vendeu mais de 7 mil motocicletas Hornet 600 no país. Lançado em 2008, o modelo nacional Naked (sem carenagem) produz 102 cv a 12.000 rpm. Custa R$ 33.260 ou R$ 36.680 na versão com freio ABS. Outra opção da marca, a superesportiva importada CBR600, lançada em 2004, produz 120 cv a 13.500 rpm e custa R$ 49.500.

Ambas têm praticamente o mesmo motor: quatro cilindros em linha de 599 cm³ de capacidade. As suspensões são invertidas na dianteira e monoamortecidas na traseira. As rodas aro 17” em liga-leve são calçadas com pneus 120/70 na frente e 180/55 atrás.

Já os sistemas de alimentação e exaustão dos dois modelos são diferentes. Na Hornet apenas uma mola controla a abertura das válvulas e na CBR são duas. Apesar de terem o mesmo ângulo de abertura das válvulas, os dutos de admissão têm ângulos diferentes. A injeção eletrônica na CBR 600 traz o sistema de dois bicos injetores por cilindro, enquanto a Hornet tem apenas um.

Outro ponto diferencial dos modelos está no ajuste de suspensão. A Hornet possui um acerto padrão de fábrica para o uso em ruas e estradas, enquanto a CBR oferece múltiplas regulagens, desde a pré-carga da mola até a velocidade de compressão e retorno, para que cada piloto regule a suspensão ao seu gosto.

De acordo com o gerente geral da Motoasa Augusto Calda, ambas são “sonho de consumo” de qualquer motociclista apaixonado. “A Hornet oferece uma postura mais em pé do que a CBR. É possível sentir mais o vento no peito e ela tem a velocidade cruzeiro um pouco mais baixa do que as importadas 600 e 1000, superesportivas. A nacional é mais fácil de ser conduzida na cidade, mas também é um modelo feito para estrada. Ambas têm um equilíbrio perfeito entre potência, frenagem e ciclística” afirma Augusto.

O profissional autônomo Renê Faria sempre teve motos e não resistiu à tentação de ter uma Hornet. Já trocou a bateria três vezes por pouco uso, mas não abre mão de ter o modelo para suas viagens. A moto está com 21.000 km e, de acordo com Renê, além de responder com rapidez ao pedido de velocidade ou frenagem, também é econômica, pois faz até 20km/l estrada.

Naked ou superesportiva, as quatro cilindros têm a vantagem da distribuição do jogo de forças (quando dois cilindros estão em cima, os outros dois estão embaixo), e de proporcionar mais suavidade ao pilotar. De acordo com o mecânico Ernon Aparecido Paziani, os cuidados básicos que esse tipo de moto exige são relativos à manutenção periódica, troca de óleo e filtro. Também é importante que o proprietário leia o manual de fábrica para conhecer melhor a máquina que tem em mãos. Outra dica do mecânico: originalmente, essas são motos silenciosas e a mudança de escapamento provoca queda na curva de torque.

Além da força e do torque, provenientes do motor originário de motocicletas esportivas, as quatro cilindros também oferecem muito conforto para passeios. São motocicletas próprias para colocar a mochila na garupa no final de semana e pegar estrada curtindo o vento e a paisagem. Para conhecer um pouco mais os modelos, acompanhe a ficha técnica.

FICHA TÉCNICA
Honda CB 600F Hornet
MOTORES
Quatro tempos, quatro em linha, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido, 599,3 cm³
POTÊNCIAS
102 cv a 12.000 rpm
TORQUES
6,53 kgm a 10.500 rpm
ALIMENTAÇÕES
Injeção eletrônica
TRANSMISSÕES FINAIS
Corrente
CÂMBIOS
Seis marchas
PARTIDAS
Elétrica
RODAS
Dianteira e traseira de aro 17”
PNEUS
Dianteiro 120/70 ZR17M/C 58W, traseiro 180/55 ZR17M/C 73W 
TANQUES
19 l
FREIOS
Dianteiro com dois discos flutuantes, de 296 mm de diâmetro, mordidos por pinças de dois pistões cada, com acionamento hidráulico; traseiro com disco simples de 240 mm. Dianteiro com dois discos flutuantes, de 310 mm de diâmetro, mordidos por pinças radiais de quatro pistões cada, com acionamento hidráulico; traseiro com disco simples de 220 mm
Honda CBR 600RR
MOTORES
Quatro tempos, quatro em linha, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento liquido, 599,3 cm³
POTÊNCIAS
120 cv a 13.500 rpm
TORQUES
6,73 kgm a 11.000 rpm
ALIMENTAÇÕES
 Injeção eletrônica
TRANSMISSÕES FINAIS
Corrente com anéis de vedação
CÂMBIOS
 Seis marchas
PARTIDAS
 Elétrica
RODAS
Dianteira e traseira de aro 17"
PNEUS
Dianteiro 120/70 ZR17M/C 58W, traseiro 180/55 ZR17M/C 73W
TANQUES
18 l
FREIOS
Dianteiro com dois discos flutuantes, de 296 mm de diâmetro, mordidos por pinças de dois pistões cada, com acionamento hidráulico; traseiro com disco simples de 240 mm. Dianteiro com dois discos flutuantes, de 310 mm de diâmetro, mordidos por pinças radiais de quatro pistões cada, com acionamento hidráulico; traseiro com disco simples de 220 mm

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