Carro para a família

Carro para a família

Mães e pais necessitam de um veículo com segurança, conforto e, principalmente, espaço de sobra

Quando a família cresce, o carro também precisa ter mais espaço. Mais do que arrancada, motor e design, mães e pais necessitam de um veículo com segurança, conforto e, principalmente, espaço de sobra. Ainda mais depois que o uso das cadeirinhas para transportar crianças com até sete anos e meio se tornou obrigatório, os pais que prezam pelo conforto e pela segurança de seus filhos passaram a escolher automóveis com maior capacidade. Assim, o espaço interno ficou ainda mais valorizado para quem precisa carregar toda a família.

Indo na contramão do mercado automotivo brasileiro, em que os compactos são maioria entre os lançamentos, famílias procuram veículos maiores, como os sedãs compactos, as minivans, monovolume e SUVs. “Quem tem filhos sempre vai optar pelo modelo mais espaçoso. Além disso, a segurança embarcada é de extrema importância para esses motoristas”, conta Tiago Rebehy, da Indépendance Citroën. Tiago destaca o C4 Picasso, lançado para substituir o antigo Xsara Picasso, entre os preferidos desse perfil.

De acordo com o especialista, a C4 é um carro ideal para quem busca segurança. Entre os itens de série, destacam-se equipamentos como freios com ESP, sete airbags, sistema Isofix de fixação de cadeirinha para bebês e cintos de segurança de três pontos em todas as posições. “No painel existe um mapa que avisa ao motorista se alguém está sem cinto, o que pode ser conferido com o auxílio de um segundo retrovisor interno”, complementa.

Em relação ao conforto, não há o que reclamar. Os bancos são individuais para todos. Na frente, são envolventes e contam com apoios para os braços. Atrás, há espaço para até três cadeirinhas de criança, ou duas acompanhadas de um adulto. Não faltam “porta-trecos”, inclusive um central refrigerado. Além disso, segundo a proprietária de um C4 Picasso, Jeane Valim Gabelline, o carro proporciona uma visibilidade incomparável para o motorista. “Estou muito satisfeita com o modelo por seu espaço incrível, pelo amplo porta-mala, que cabe malas, bicicleta, patinete e tudo o mais que uma família precisa carregar”, conta a mãe de dois filhos.

Como a segurança é um dos quesitos mais valorizados por esse perfil de consumidor, as próprias montadoras já aumentaram a oferta de modelos que reúnem tecnologias como freios ABS, airbags, controle de estabilidade, sistema Isofix, entre outros. É o caso do Honda City, que traz, além do ABS e dos airbags, barras de proteção laterais e carroceria com sistema de absorção de impacto, denominado Advanced Compatibility Engineering (ACE). “Esse sedã ganhou o prêmio de veículo mais seguro do ano pela Latin Cap, órgão que atua em conjunto com a Federação Internacional do Automóvel”,  conta Guilherme Calil, supervisor de vendas da Honda Lago-San.

O carro ainda se destaca pelo espaço interno e, principalmente, pela capacidade do porta-malas, com 506 litros, sendo o maior da categoria. Esse foi um dos motivos que levaram a futura mamãe Renata Pelizer Boldorini a adquirir o carro. “Precisava de um veículo maior, com segurança e conforto. Encontrei tudo no City, que é um modelo diferenciado”, declara a administradora de empresas, que vai instalar a cadeirinha de segurança no banco traseiro.

Texto: Mariana Secaf | Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: