Jogo de ‘ganha-ganha’
Danilo Terra (centro) com a equipe da agência

Jogo de ‘ganha-ganha’

Principal agência de captação de recursos da região liga pessoas físicas e jurídicas interessadas em decidir onde investir parte dos seus impostos a entidades com projetos sociais aptas a recebê-los

Responda rápido: acha que o governo aplica bem os impostos que você paga? Por já saber a resposta a esta pergunta, feita hoje a todo potencial cliente de sua agência, é que o empresário Danilo Terra investe tempo e paixão no esforço de unir pessoas físicas e jurídicas interessadas em decidir onde parte de seus impostos será aplicada e entidades com projetos sociais aptos a captação de recursos via leis de Incentivos Fiscais. Com esse objetivo ele decidiu, em 2012, dar uma guinada em sua vida profissional, até ali dedicada exclusivamente ao esporte.


Formado em Educação Física pela Unaerp, Danilo teve vida de atleta por 14 anos. “O esporte moldou meu caráter, minha formação e até a empresa. A oportunidade que eu tive de abri-la veio justamente por conta do ciclismo”, conta, referindo-se a três projetos de esporte de sua autoria que receberam verbas de incentivos fiscais. Entre eles, o da Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto, que se tornou uma das melhores do país graças aos projetos via leis de incentivo ao esporte.


O relacionamento construído com as empresas que destinaram recursos a seus projetos, abriu a Danilo novas oportunidades para usar sua expertise na captação para outras iniciativas sociais. Isso, aliado o conhecimento ampliado sobre as leis de incentivo e uma atração pessoal por causas sociais, lhe trouxe o insight de trabalhar com isso. Doze anos e cerca de 350 projetos depois, ele segue como CEO da Terra Incentivos Fiscais, considerada a principal agência de captação de recursos da região, especializada em proporcionar ações sociais através das leis de incentivos. 

 

De acordo com Adriana Assuzena, responsável pelo administrativo da empresa, nos últimos dez anos a Terra captou mais de R$ 94 milhões em recursos, que beneficiaram 89 entidades com projetos sociais candidatos à captação de recursos. “Ao invés da pessoa pagar tudo ao governo, ela vai destinar parte a um projeto social”, explica Raquel Martins Haddad, responsável pela comunicação. Já para as pessoas ou entidades proponentes de projetos, o trabalho da Terra implica buscar potenciais patrocinadores.


Outro diferencial da agência é que dispõe de expertise para conversar e orientar os contadores das empresas incentivadoras. “Porque a gente entendeu, com mais de dez anos de experiência, que muitas vezes o entrave na empresa está na contabilidade ou no departamento fiscal. Então a gente consegue hoje orientar tanto na parte jurídica quanto na parte fiscal”, declara o CEO.
 

Todo mundo ganha

 

O trabalho da Terra Incentivos Fiscais não termina com o “fechamento” da parceria entre proponente e destinador do recurso. A agência acompanha toda a execução dos projetos, enviando feedbacks e transformando toda destinação fiscal e tributária em resultados e indicadores sociais. “Temos um foco muito importante em manter os incentivadores bem-informados, através de relatórios, vídeos, fotos e conteúdos, para que possam explorar da maneira que entenderem melhor. Seja em endo marketing, marketing de responsabilidade social ou divulgação em site, redes sociais, entre outros canais, fortalecendo sua marca”, diz Danilo, que destaca outro ganho indireto para quem investe seus impostos em projetos na própria comunidade em que opera, que é o fomento da economia local. “Quando a empresa destina parte dos seus impostos a projetos na sua comunidade, esses projetos vão contratar, comprar, enfim, gastar esse recurso na comunidade, o que reverterá para ela também”, diz.


Já a comunidade onde o projeto é desenvolvido, além do fomento econômico, atinge o objetivo expresso nele: acesso a educação, cultura, esporte ou lazer, com consequente redução das desigualdades sociais e da criminalidade. Tudo isso a custo-zero, pois a parte incentivadora não gasta um centavo a mais do que já paga ao governo em impostos. A agência recebe um percentual destinado ao projeto e só depois de tudo ter dado certo – recurso destinado e projeto executado. “Eu costumo falar que é uma parceria ganha-ganha, porque, se a instituição chegar até nós sem nenhum material de apresentação, por exemplo, nós vamos criar e elaborar tudo o que for necessário para buscar o patrocinador, sem cobrar nada. Se eu não captar nada, ela não tem que me pagar. Só vou receber se levar o recurso para o projeto dela, e quando ela receber também, o que pode ser dali um ano e meio”, explica o CEO.


Atualmente, entre os mais de 80 projetos do catálogo da Terra, destacam-se um do Hemocentro – de combate e tratamento inovador do câncer em parceria com a Nutera –, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Feira do Livro, Companhia Minaz, Casa do Vovô, Lar Padre Euclides, Hospital de Amor de Barretos, Adevirp e Corassol, entre outros. 


De acordo com Danilo, as entidades e projetos são o tipo de cliente que mais os procura para pedir captação de recursos ou fazer um projeto, mas a Terra não os elabora. “Até indicamos parceiros e profissionais especialistas em cada lei de incentivo para essa elaboração, mas preferimos focar em nosso core business [ponto forte], que é captação”, explica o CEO. Já as empresas incentivadoras chegam mais por indicação.


Às novas empresas que chegam, Danilo responde àquela pergunta do início do texto com uma crença de muitos empresários brasileiros: de que, historicamente, o Brasil não é eficiente na aplicação dos tributos. “Por isso primeira vantagem de poder decidir onde será aplicado parte dos seus impostos, é acompanhar algo bom para a sociedade sendo realizado com o seu tributo”, conclui.

 

DEPOIMENTOS CLIENTES

 

Dulce Neves, da Feira do Livro

“A parceria entre a Terra Incentivos Fiscais e a Feira do Livro é extremamente valiosa, facilitando o patrocínio de empresas e permitindo a expansão das atividades da Feira do Livro de Ribeirão Preto. Graças à expertise da Terra, a feira recebe apoio financeiro essencial, promovendo acesso gratuito à cultura, fortalecendo o mercado editorial e valorizando escritores locais. A Fundação, que organiza a Feira do Livro, trabalha com diversos parceiros e agências de captação, reconhecendo que o mercado é amplo e que essas colaborações são fundamentais para garantir um número crescente de parceiros para o evento. Essa colaboração demonstra como incentivos fiscais podem transformar realidades, beneficiando a comunidade e promovendo a educação de forma inclusiva e abrangente."

 

Lucas Colus, do Supermercados Mialich

"Trabalho com eles há 18 anos. Conheci o Terra Incentivos Fiscais através do Danilo Terra, que me apresentou e desmistificou essa burocracia dos repasses dos encargos fiscais da empresa. Sempre fui muito atendido, tive todo o retorno de onde os nossos repasses estavam indo e sempre vi a grandiosidade dos projetos que apoiamos. Saindo dos resultados finais e olhando para a parte operacional da empresa, sempre tivemos um suporte fiscal adequado. Em 2018, tivemos uma fiscalização geral estadual, em que várias operações da empresa foram questionadas, inclusive os repasses fiscais. Acionei a equipe do Terra, solicitando a documentação exigida pela turma da fiscalização, e fui atendido prontamente, assim encerrando o processo de fiscalização. Muitas empresas me procuram pedindo esses repasses, mas, devido a toda a nossa história com a Terra Incentivos Fiscais, nasceu essa exclusividade. Estou muito seguro do trabalho deles, tanto dos projetos quanto da segurança da operação."

 

 

Samuel Passalacqua Filho, do Grupo Passalacqua

"Conheço o Danilo há muitos anos, desde a época da equipe de ciclismo. Sempre foi uma pessoa muito séria e dedicada. Então, quando resolveu abrir a Terra Incentivos, prontamente fechamos parceria com ele. Sabendo da seriedade dele e da empresa, tivemos a certeza de que apenas projetos sérios e impactantes seriam apresentados para nós. Temos um compromisso para com a sociedade, e apoiar e incentivar projetos sociais de diversas maneiras faz parte de nossos valores. Nossa equipe se sente orgulhosa por ver a quantidade de projetos que apoiamos anualmente, como Hospital do Amor de Barretos e Cia. Minaz de Ribeirão Preto."

 

Beto Zampini, do Grupo Imediato Nexway

"Na Empresa Imediato Nexway, temos um firme compromisso com o impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos. Por isso, utilizamos as leis de incentivo fiscal como uma poderosa ferramenta para promover iniciativas sociais significativas. Um exemplo notável é o nosso apoio à Equipe de Ciclismo, um projeto que vai além do fortalecimento da saúde e do bem-estar. Ele também promove o desenvolvimento educacional e inclusivo de crianças e jovens em nossa região. Através desse programa, não apenas incentivamos a prática esportiva de alto desempenho, mas também cultivamos valores como determinação, trabalho em equipe e superação de desafios. O sucesso dessas iniciativas depende do engajamento de todos os envolvidos. Compartilhamos um compromisso mútuo de fazer a diferença. Estamos verdadeiramente orgulhosos de ver o impacto positivo dessas ações na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Vamos seguir focados em expandir nossas ações sociais e reforçar nossa responsabilidade como empresa. Acredito muito que, juntos, podemos fazer mudanças importantes, que vão beneficiar as próximas gerações."

 

Silvia Balbino, da Riberball – Balões PIC PIC

Para nós a Terra Incentivos Fiscais desempenha papel fundamental para destinação de recursos pelas Leis de Incentivos Fiscais. Por se tratar de uma empresa especializada, a Terra Incentivos nós apresenta projetos que são validados e nos garante um respaldo importante. Com o trabalho de seleção, nós temos a segurança de destinar os recursos da Riberball a projetos idôneos, que seguem todas as normas e leis cabíveis para apoio nos âmbitos social, cultural e esportivo. Esse trabalho contribui com o sucesso que nossa cidade vem alcançando, quando, em 2024, Ribeirão Preto ficou entre as 11 cidades com maiores destinações dos municípios brasileiros. Nós estamos felizes com o trabalho da Terra Incentivos, que tem nos auxiliado na contribuição para posicionar nossa cidade como polo de investimento em iniciativas que impactam de forma positiva na vida da população.

 

 

Virgínia Picanço e Castro, coordenadora do Laboratório de Biotecnologia do Hemocentro de Ribeirão Preto

"Os serviços da Terra Incentivos foram utilizados para a captação de recursos no projeto do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) CAR-T. O projeto promove a produção de células CAR-T e o desenvolvimento de inovações para melhorar ainda mais essa terapia. Esta iniciativa é fundamental para o avanço da medicina personalizada, focando em tratamentos que utilizam as células do próprio paciente para combater o câncer de forma mais eficaz. Além disso, a inovação contínua neste campo visa a otimizar a eficiência e a segurança das terapias CAR-T, reduzindo possíveis efeitos colaterais e tornando o tratamento mais acessível a uma maior quantidade de pacientes. Com o suporte da Terra Incentivos, estamos conseguindo acelerar a pesquisa e desenvolvimento, garantindo que as novas terapias cheguem ao mercado mais rapidamente, beneficiando inúmeras vidas."

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Nos últimos dez anos a Terra captou mais de R$ 94 milhões em recursos para projetos sociais em Ribeirão Preto


Luan Porto

Compartilhar: