
Irmão de José Dirceu é preso em Ribeirão Preto
Segundo a Polícia Federal, Luiz Eduardo é sócio do irmão e ex-ministro na JD Consultoria
A Polícia Federal prendeu em Ribeirão Preto, na manhã desta segunda-feira, dia 3, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro José Dirceu. A prisão, temporária, por cinco dias, ocorre durante a 17ª etapa da operação Lava Jato. A prisão foi determinada pelo juiz Sérgio moro, que conduz as investigações da operação.
Luiz Eduardo, que já teria trabalhado na Transerp, empresa que cuida do trânsito e do transporte em Ribeirão Preto, é um sócio de José Dirceu na empresa JD Consultoria, A suspeita é que a empresa, tenha prestado serviços para empresas que desviaram dinheiro da Petrobras.
A prisão de Luiz Eduardo, no entanto, foi chefiada e realizada pela equipe da Superintendência de Curitiba (PR), para onde estão sendo levados os acusados de participação na Operação Lava Jato. Ele teria sido levado, ainda na manhã desta segunda-feira, de avião, para a carceragem da PF na capital paranaense.
Na mesma operação, o ex-ministro José Dirceu, que chefiou a Casa Civil durante no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, também foi preso na manhã desta segunda-feira.
O ex- ministro é acusado de receber propina sob a alegação de recebimento por trabalhos de consultorias e realizadas por sua empresa. Ele já cumpria prisão domiciliar por sua condenação no processo do mensalão.
A 17ª fase da operação Lava Jato foi deflagrada nesta segunda-feira para cumprir 40 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva.
Revide On-line
Fotos: José Cruz / Agência Brasil e Divulgação