
Prefeitura inicia plantio de mudas de árvores no Centro de Ribeirão Preto
A ação faz parte do programa “Planta Aí Ribeirão”, que busca ampliar a cobertura vegetal da cidade para 30%, melhorando o clima e a qualidade ambiental.
A região central de Ribeirão Preto começou a receber, no último sábado, 12, o plantio de novas mudas de árvores em uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A iniciativa faz parte do programa “Planta Aí Ribeirão”, que tem como meta aumentar a cobertura vegetal da cidade para 30% – índice considerado ideal para melhorar a qualidade ambiental e o conforto térmico.
Segundo a prefeitura, o Centro é uma das regiões que mais sofre com a falta de arborização, devido ao grande número de prédios e construções. “Estamos com a missão de melhorar as sensações climáticas no Centro, aumentando a arborização nesse ponto histórico e ainda deixando esse local mais bonito”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.
As ações são guiadas por dados técnicos do PESAVAU (Plano de Arborização e Áreas Verdes Urbanas), estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente que apontou as regiões Norte e Central como as mais carentes de árvores na cidade.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Almeida, o projeto começou atendendo diversos pontos da cidade e, depois, priorizou a zona Norte com o plantio de mini florestas urbanas. Agora, o foco passa a ser o Centro, com a meta de deixar o coração da cidade mais verde e agradável para quem vive, trabalha ou circula por ali diariamente.
Para ampliar ainda mais o alcance do programa, a prefeitura contará com o apoio da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), que irá ajudar a mobilizar comerciantes e empresários da região para contribuir com os plantios.
Desde o início do ano, o “Planta Aí Ribeirão” já ultrapassou a marca de 12 mil mudas plantadas pela cidade, superando a meta inicial. Além disso, outras 5.600 mudas foram doadas para a população por meio do Horto Municipal, incentivando o plantio em residências e áreas privadas.
Foto: Prefeitura de Ribeirão Preto