O tenista de Sertãozinho que classificou o Brasil na Copa Davis
João Pedro Sorgi tem 24 anos e conta como se preparou para estreia na Copa Davis

O tenista de Sertãozinho que classificou o Brasil na Copa Davis

De convocação inesperada, João Pedro Sorgi arrancou vitória decisiva para classificar o país nos playoffs da competição

No último fim de semana, o Brasil conseguiu a classificação para o próximo playoff da Copa Davis (espécie de Copa do Mundo de tênis), e um tenista de Sertãozinho foi essencial para dar a vitória aos brasileiros. João Pedro Sorgi (364º no ranking da ATP) foi no limite para arrancar a vitória de virada.

Aos 24 anos, o atleta fez a estreia pela Copa Davis, algo bem inesperado. Após declínios de jogadores, o sertanezino conta que a convocação por parte do capitão do time, o ex-tenista João Zwetsch, o pegou de surpresa.

“Eu não esperava mesmo essa convocação e assim que eu soube já comecei a planejar os treinamentos no início de janeiro. Eu estava de férias quando recebi o convite e comecei a treinar”, conta o tenista, que começou a preparação em Sertãozinho, onde mora, antes de partir para o Rio de Janeiro e se encontrar com Zwetsch e depois para adaptação na República Dominicana, adversário do Brasil.

E Sorgi foi logo o primeiro tenista brasileiro a ir para a quadra. Na sexta-feira, 2, ele enfrentou José Hernandez-Fernandez e perdeu por 2 sets a 1. Depois disso, viu os companheiros de Time Brasil virarem os confrontos e o empate dos Dominicanos. E a decisão caiu para o próprio Sorgi, que no sábado, 3, tinha pela frente Roberto Cid para definir quem se classificava para próxima etapa.

Veio o primeiro set, e apesar do equilíbrio, o jogador foi derrotado no tiebreak (6/7). “Neste jogo decisivo, acho que começaram os dois um pouco nervosos, mas bem tensos e concentrados com a importância desse jogo e eu tive bastante chance no primeiro set de ficar um pouco à frente e quebrar o saque dele, mas faltou um pouco de convicção de fazer isso acontecer e ele acabou jogando bem em alguns pontos e no limite do set uma bola acabou definindo para o lado dele no tiebreak e ele levou o set”, comenta o tenista.

Porém, Sorgi sabia que estava jogando melhor. Baixou a pressão e se concentrou no jogo, e o resultado veio (6/4; 6/1). “Eu estava bem convicto de que eu estava jogando bem. Me sentindo melhor em quadra. Acho que eu consegui me acalmar um pouco. Não pensando no resultado, mas no meu jogo e isso ajudou a ficar mais concentrado e conseguir aproveitar as chances que eu tive”, analisou o atleta.

Após a conquista, o tenista foi para a Turquia, onde iniciou a disputa em uma série de torneios para melhorar a classificação no ranking da ATP. E na próxima fase da Davis, o Brasil enfrenta a Colômbia, em partidas marcadas para os dia 6 e 7 de abril.


Foto: divulgação - Confederção Brasileira de Tênis

Compartilhar: