Ribeirão Preto receberá o 1º Encontro de Caixeiros
Os eventos acontecerão em diversos locais da cidade

Ribeirão Preto receberá o 1º Encontro de Caixeiros

Realizado de 28 de junho a 02 de julho, o evento trará diversas apresentações para o município

Ribeirão Preto receberá o 1º Encontro de Caixeiros da região. O evento, que ocorrerá de 28 de junho a 02 de julho, é realizado pelo núcleo de pesquisa “Teatro de Caixeiros”, um centro de estudos do teatro de miniatura, mais conhecido como lambe-lambe, que tem como objetivo a realização de pesquisas desta linguagem, além de atuar como um dos grupos difusores do seguimento na América Latina.

Segundo Michele Maria, artista e integrante do Teatro de Caixeiros, este encontro é um desejo antigo do núcleo e busca criar um espaço para o compartilhamento de conhecimento, técnicas, experiências e vivências. “A ideia é reunir as caixas, que é uma linguagem considerada recente, para nos debruçarmos nas diversas formas que ela vem acontecendo. É uma chance de observarmos como as outras regiões estão fazendo e de compartilharmos saberes para uma posteridade de decodificações”, conta a artista.

As apresentações acontecerão em diversos locais da cidade, entre eles estão: Memorial da Classe Operária, Parque Maurílio Biagi, Forte Voador, Praça XV de Novembro e Teatro de Arena.

De acordo com Michele, a realização deste evento no município é de grande importância, pois os investimentos em cultura e arte são cortados constantemente na região. “Este evento ser realizado em Ribeirão é de extrema importância política e social, pois nós vamos ocupar, principalmente, os espaços públicos para atingirmos a população. Nossa intenção é atingir pessoas, porque dessa forma poderemos trocar arte com o povo. A arte só existe com o povo. A população precisa receber arte e cultura e isso é deixado de lado pelas políticas públicas.”

Além disso, o evento contará com participações de caixeiros de diversas regiões do Brasil, Chile e Argentina. Para Michele, este encontro é também um momento para Ribeirão Preto se potencializar como uma das cidades representantes do teatro Lambe-lambe em todo o país, pois aqui estão 30 das 100 caixas existentes em todo o mundo.  

Além das apresentações abertas ao público, o encontro também terá atividades específicas para caixeiros. Confira a programação completa:

Apresentações:

Grupo Girino
Dia: 29 de junho, às 20h.
Local: Forte Voador.
Espetáculo “O pequeno príncipe de papel” (Teatro de Papel).

Caixeiros do Encontro
Dia: 30 de junho, às 9h30.
Local: Praça XV de Novembro (Centro).
Feira de Teatro Lambe-lambe.
Cia Quase Cinema
Dia: 30 de junho, às 20h30.
Local: Teatro de Arena - A CONFIRMAR.
O Urubu (Teatro de Sombras).

Caixeiros do Encontro
Dia: 1º de julho, às 15h30.
Local: Parque Maurílio Biaggi.
Feira de Teatro Lambe-lambe.

Mediação: Jô Fornari (Cia Andante) e debatedores 
Dia: 1º julho, às 20h30.
Local: Memorial da Classe Operária – UGT.
Mesa de debate: Dramaturgias em pequena escala.

Oficinas:

Grupo Girino
Dia: 30 de junho, das 14h às 18h.
Local: Memorial da Classe Operária - UGT
Teatro em miniatura: potencialidades expressivas do teatro de animação.

Cia Quase Cinema
Dia: 1º de julho, das 9h às 13h.
Local: Memorial da Classe Operária – UGT.
Simulacro das Sombras/O teatro de sombras para artistas e interessados.

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: