
Relação do homem com o futuro é tema de livro que será lançado em Ribeirão Preto
Pesquisador Augusto Carminati apresenta a teoria da antropousia em sua primeira publicação solo, que será lançada terça-feira, 11, no Dabi Business Park
Na próxima terça-feira, 11, a partir das 19h30, Ribeirão Preto será palco do lançamento de "Antropousia: O Algoritmo da Humanidade", primeiro livro solo do futurista e pesquisador Augusto Carminati.
O evento no Dabi Business Park terá sessão de autógrafos e um bate-papo exclusivo com o autor. A entrada é gratuita e as inscrições prévias podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-livro-antropousia-o-algoritmo-da-humanidade/2836367
Fruto de mais de cinco anos de pesquisa, a obra propõe uma análise aprofundada sobre como a humanidade se diferencia do humano, explorando a interseção entre antropologia, tecnologia, cultura e sociedade.
Com uma abordagem multidisciplinar que une filosofia, biologia e futurologia, Carminati apresenta a teoria da antropousia, que explica os mecanismos que permitem à nossa espécie se reorganizar continuamente, equilibrando experiência individual e coletiva, inovação tecnológica e transformações socioculturais.
“A proposta do livro é responder a questões fundamentais sobre a existência e o comportamento humano: até que ponto nossos gostos são determinados pelos genes? Qual o papel da sociedade na formação da moral? Existe livre-arbítrio ou estamos sujeitos ao destino? Essas são algumas das reflexões que abordo na obra”, explica Carminati, que também analisa ciclos de adoção de novos comportamentos e tecnologias ao longo da história.
Sobre o autor
Futurista profissional, designer de futuros e pesquisador multidisciplinar, com pós-graduação em História e Antropologia, Augusto Carminati atua como consultor, palestrante e autor com foco na interseção entre antropologia e estudos sobre o futuro. É diretor da Imma Consult, a primeira consultoria do interior do Brasil dedicada ao Design de Futuros, além de conselheiro e mentor em startups e organizações diversas. É também fundador e atual líder LatAm da Zeit Org, uma comunidade internacional voltada para a pesquisa e promoção de Futuros Preferíveis, já presente em 16 países.
Serviço
Lançamento do livro "Antropousia: O Algoritmo da Humanidade", de Augusto Carminati
Data: 11/03/2025 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Dabi Business Park (rua General Augusto Soares dos Santos, n.º 100, Parque Industrial Lagoinha, Ribeirão Preto/SP)
Inscrições para entrada gratuita: https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-do-livro-antropousia-o-algoritmo-da-humanidade/2836367
Foto: Dilvulgação