
Degustadora recebe inscrições para seu 2º Concurso Literário
Autores com obras inéditas em língua portuguesa podem se inscrever até 27 de abril nas categorias romance literário, novela, livro de contos e peça teatral
A Degustadora Editora está com inscrições abertas para o seu 2º Concurso Literário, iniciativa que busca dar espaço para publicação de talentos da literatura em língua portuguesa. Após o sucesso da primeira edição, no ano passado, que teve 340 obras inscritas, inclusive de autores de Portugal, a expectativa é de ainda mais engajamento neste ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de abril.
Autores interessados devem enviar suas obras em formato PDF, sem identificação no arquivo, para o e-mail [email protected], com o assunto "Concurso literário". O nome completo e documento do autor devem estar apenas no corpo do e-mail. Cada autor pode inscrever quantas obras desejar, desde que sejam todas inéditas. O regulamento completo pode ser acessado pelo link.
O concurso contempla as categorias romance literário, novela literária, livro de contos e peça teatral. As obras podem ter participado de outros concursos, mas não podem ter sido publicadas ou premiadas anteriormente - inclusive no formato digital.
O vencedor terá sua obra publicada em capa dura e brochura pelo selo Ópio Literário (no caso de romance, novela ou contos) ou Thumelê (para peça teatral), ambos da Degustadora Editora. Além da publicação com 13% de direitos autorais, o autor receberá R$ 1.200 como adiantamento.
Visibilidade aos autores
“Nossa proposta é movimentar o cenário literário e dar visibilidade a nomes que muitas vezes ainda não chegaram ao mercado editorial. Os autores estão por todo o Brasil e outros países de língua portuguesa, escrevendo, produzindo, e nosso objetivo é dar um apoio à publicação de tantas obras de qualidade que estão surgindo”, afirma Melissa Velludo, editora da Degustadora, vencedora do prêmio de melhor livreira do país pela Publishnews/Catavento em 2024, e que será uma das juradas da premiação.
A primeira edição do concurso teve como vencedora a autora paranaense Cristina Bresser de Campos, que levou o prêmio com seu romance Instantâneos de Anas. Para ela, iniciativas como essa são essenciais para quem produz literatura. “Os prêmios são um forte incentivo à produção literária, além de apontarem direções para autores que estão despontando no cenário nacional”, afirma. “Cada vez que recebo um prêmio, ou mesmo uma menção honrosa, tenho o endosso da comunidade literária ao meu trabalho”, completa Cristina.
O anúncio da obra vencedora da segunda edição do concurso será feito durante o Festival Literário de Inverno da Degustadora, que ocorrerá em julho de 2025.
Foto: divulgação/Canva