
Catedral de Ribeirão Preto abre portas para visitas guiadas em março
Recém-criado, o programa acontecerá aos sábados, em dois horários: das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30. A participação é aberta e gratuita e é necessária inscrição prévia
A Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto lança o programa de visitas guiadas em parceria com os cursos de História e Arquitetura do Centro Universitário Barão de Mauá. As sessões acontecerão aos sábados, nos dias 8, 15, 22 e 29 de março, em dois horários: das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30 – exceto no dia 22 de março, quando haverá apenas o primeiro horário. São 18 vagas por turma, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp (16) 99344-0156.
A coordenadora do curso de História da Barão de Mauá, Milena Silveira, destaca que "a Catedral, não é só um espaço religioso, mas também um lugar histórico e arquitetônico da cidade". "Queremos tornar esse conceito conhecido pelo público, porque muitas pessoas de Ribeirão Preto e região não sabem o valor histórico e cultural que há dentro da nossa igreja central", acrescenta Milena.
Com o programa de visitas, o público da cidade e região poderá conhecer a história de pinturas e esculturas do ambiente, além dos espaços dentro e fora da Catedral. "O nosso roteiro terá como ponto de partida a estátua de Dom Alberto José Gonçalves, primeiro bispo da cidade, na praça. Vamos de fora para dentro da igreja, contando a história da construção, o estilo arquitetônico e algumas curiosidades", revela a coordenadora. O ponto alto da visitação será no altar principal, onde há uma arte sacra importante, as pinturas de Benedito Calixto e os vitrais que cercam a Catedral. As obras, além de artísticas, também relatam momentos bíblicos.
Para participar do programa, os interessados devem realizar a inscrição durante a semana das visitações. "Limitamos a visita para grupos de até 18 pessoas por sessão para termos uma melhor imersão dos participantes, propiciando um momento mais intimista e respeitando o espaço", afirma Milena.
Participação de universitários
Os alunos dos cursos de História e Arquitetura vão conduzir as visitas. Para a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Barão de Mauá, Ana Cirigliano, a ação visa aumentar o senso de responsabilidade e auxilia no desenvolvimento profissional deles. "É sobre colocá-los como protagonistas dessa atividade e eles estão empolgados. Já os levamos outras vezes ao centro de Ribeirão Preto e eles sempre ficam deslumbrados", destaca.
Na opinião da docente, a oportunidade de conhecer uma igreja que possui mais de 100 anos de história e seus materiais e técnicas utilizadas na construção, é uma experiência que agrega na formação dos alunos. "Nós sabemos que a arquitetura tem um vocabulário muito particular, mas ao colocarmos os alunos para apresentar a Catedral para a sociedade, começamos um trabalho de educação patrimonial que começa com esse prédio histórico central, mas que pode se estender para outros também", comenta Ana.
Iniciativa integra ação de restauro
O projeto de visitação da Catedral é mais uma ação coordenada pela Comissão de Restauração e Preservação da Catedral e, desta vez, em parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá. Composta por especialistas, líderes comunitários e representantes da sociedade civil, a comissão assumiu a responsabilidade de coordenar esforços para a conservação do prédio histórico e para isso desenvolve, gerencia e operacionaliza o projeto integral de restauração.
Heliana Palloci, membra da comissão, complementa que a visita guiada na Catedral tem a função de aproximar a população desse patrimônio histórico-cultural e possibilitar o acesso a todas as obras existentes no prédio. "Levar o público in loco faz com que as pessoas não só se sensibilizem, mas, sobretudo, tenham a possibilidade de admirar esse espetáculo artístico e arquitetônico da nossa Catedral". Segundo ela, este novo projeto de visitação integra um completo plano de ação para salvar a igreja. "Esperamos que os participantes possam aproveitar esta oportunidade para conhecerem toda riqueza artística, cultural e histórica e se conscientizarem da necessidade do seu restauro", finaliza.
Interessados em participar desta ação ou ainda fazer doações para a Campanha Salve a Catedral podem acompanhar informações no site da campanha ou pelo Instagram @catedralrp.
Foto: divulgação