Ribeirão Preto chega aos 178 casos confirmados de coronavírus nesta segunda-feira, 13

Ribeirão Preto chega aos 178 casos confirmados de coronavírus nesta segunda-feira, 13

Nos quatro primeiros meses de 2020, casos de síndrome respiratória aguda grave superam os de todo o ano de 2019

O boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira, 13, pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) mostra que já são 178 casos confirmados do novo coronavírus em Ribeirão Preto. Até agora, 385 casos suspeitos da doença foram descartados. Ao todo, já foram 901 notificações no município.

A divulgação dos dados foi feita, novamente, via transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura. Os casos de Síndrome Respiratória Aguada Grave também foram divulgados. Até o momento, foram 274 casos confirmados na cidade. O número já é superior aos 273 casos registrados durante todo o ano de 2019.

Transporte coletivo

Nogueira também comentou o aumento do fluxo de pessoas no transporte coletivo que, segundo o prefeito, contrariam as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo a Transerp, apesar da quarentena e dos decretos estadual e municipal que limitam o funcionamento de estabelecimentos em prevenção ao novo coronavírus, o número de passageiros transportados pelo transporte coletivo urbano voltou a aumentar gradativamente em Ribeirão Preto.

Antes dos decretos, no dia 10 de março, ainda com todo o comércio aberto, houve fluxo diário de 200.131 passageiros transportados. Já a partir do dia 24 de março, com o fechamento das lojas e a abertura apenas dos serviços essenciais foram transportados 41.878 usuários do serviço, uma queda de 79%, indicando que a população havia aderido ao isolamento social.

“No entanto, essa redução não se manteve ao longo do período e o número diário de passageiros tem retomado o crescimento. No dia 8 de abril, houve 53.695 passageiros transportados, um aumento de 28% em relação ao primeiro dia de restrições, sendo que destes, 7.140 são idosos”, informou a Transerp.

Leia mais:
Jaboticabal confirma terceira morte por Covid-19
Em 17 dias de decreto, mais de mil estabelecimentos comerciais foram fiscalizados em Ribeirão Preto
Ribeirão Preto é uma das cidades com maior risco de difusão do coronavírus no interior, apontam pesquisadores

Estado de São Paulo

Nesta segunda-feira, 13, São Paulo registra 608 óbitos e 8.895 casos confirmados do novo coronavírus. Apenas nesta segunda, são 20 novas mortes e 140 casos a mais, em relação a domingo, 12. Já são 167 cidades com pelo menos um caso e 65 municípios com no mínimo um óbito (confira abaixo a relação de casos e óbitos). Entre as vítimas fatais, estão 351 homens e 257 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 82,2% das mortes.


Imagem: Revide

Compartilhar: