Reabertura do comércio em Ribeirão Preto tem baixo movimento nesta segunda, 19
Apesar da reabertura do comércio, nesta segunda-feira, dia 19, o movimento foi baixo no calçadão de Ribeirão Preto

Reabertura do comércio em Ribeirão Preto tem baixo movimento nesta segunda, 19

No final de semana, a cidade registrou mais 622 casos confirmados e 13 óbitos pela Covid-19

Em Fase de Transição do Plano São Paulo desde o domingo, 18, Ribeirão Preto registra baixo movimento no calçadão durante a reabertura do comércio de rua nesta segunda-feira, dia 19 de abril. A partir do sábado, 24, academias, restaurantes, salões de beleza e estabelecimentos culturais, podem reabrir com limites de horário e ocupação. 

Desde o primeiro dia da Fase de Transição, neste domingo, dia 18, quando atendimentos presenciais no comércio e os cultos religiosos foram liberados, Ribeirão Preto apresenta taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de 91,72% nos hospitais públicos e privados da cidade, segundo a plataforma LeitosCovid.org

Ainda, no final de semana, entre os dias 16 e 18 de abril, a cidade registrou mais 622 casos confirmados e 13 óbitos pela Covid-19, acumulando 67.694 casos e 1.754 óbitos desde o início da pandemia. 

Reabertura gradual

A primeira etapa da Fase de Transição, entre os dias 18 e 23 de abril, permite o funcionamento de comércio de rua das 10h às 18h; shoppings das 12h às 20h; e a realização de atividades religiosas até as 20h. Todas as atividades devem respeitar o limite de 25% de ocupação e se mantém o toque de recolher das 20h às 5h. 

Atividades que já estavam permitidas durante a Fase Emergencial como supermercados, farmácias e clínicas seguem abertas, respeitando as regras previstas no Plano São Paulo. 

Entre o dia 18 a 23 de abril:
Comércio de rua 10h às 18h.
Shoppings: 12h às 20h
Atividades religiosas permitidas com encerramento até as 20h

- Mantido o toque de recolher das 20h às 5h

- Atividades devem respeitar uma ocupação limite de 25%. 

Entre o dia 24 a 30 de abril:
Atividades comerciais: das 10h às 18h
Shopping: 12h às 20h
Escritórios: até as 18h
Restaurantes e similares: 11h às 20h  – a função "bar" com atendimento em pé, segue proibida
Atividades religiosas permitidas com encerramento até as 20h
Salões de beleza e barbearia: 11h às 19h
Atividades culturais - incluindo cinemas, quadras esportivas, parques, clubes e museus: 11h às 19h
Academias: 6h ás 11h e das 15h às 19h

- Atividades devem respeitar uma ocupação limite de 25%. 

- Mantido o toque de recolher das 20h às 5h.

As atividades que já estavam permitidas na Fase Emergencial como os supermercados, farmácias e clínicas seguem abertas, respeitando as regras previstas no Plano São Paulo

Posição Favorável 

Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e de outras 43 cidades da região, e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL-RP) se posicionaram de forma favorável a adoção da Fase de Transição.

Confira a nota na íntegra: 

Sobre a adoção da Fase de Transição, que começa dia 18/4 (domingo)até 30/4 (sexta), em todo o Estado de São Paulo, SINCOVARP - Sindicatodo Comércio Varejista de Ribeirão Preto e outras 43 cidades daregião, e CDL Ribeirão Preto - Câmara de Dirigentes Lojistas, se posicionam conforme a seguir: 

É um grande avanço rumo às fases menos restritivas. O Comércio Varejista, em especial os micros e pequenos lojistas, não suportaria outro prolongamento da Fase Vermelha conforme alertaram SINCOVARP e a CDL, em suas manifestações das últimas semanas. Precisamos avançar ainda mais!  

A manutenção do horário de funcionamento do Varejo em 8h diárias, é fundamental para evitar aglomerações nos estabelecimentos. É comprovado que sempre é melhor diluir o movimento em mais horas do que aglomerar em menos horas.  

O escalonamento dos horários de funcionamento, por segmento, também foi acertado na medida que evita a aglomeração de pessoas nos horários de pico no sistema de transporte coletivo.  

Mesmo com a reabertura das lojas, SINCOVARP e CDL decidiram manter o funcionamento do Drive-thru Compartilhado do Comércio de Ribeirão, na Esplanada do Theatro Pedro II, no centro. Entendemos que ele será um importante apoio gratuito aos lojistas (e consumidores) até o Dia das Mães, segunda data mais importante do calendário sazonal do Varejo.  

Orientamos os lojistas de Ribeirão e região a cumprirem os protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19, uma vez que o controle da pandemia garante a continuidade das atividades econômicas.  

Mais uma vez, conclamamos a população de Ribeirão Preto e região, a respeitar os protocolos de combate e prevenção à Covid-19, como usar máscara, só sair de casa se for necessário, manter o distanciamento social, não participar ou promover aglomerações e usar álcool em gel. A economia também precisa girar, empresas não podem fechar e os empregos precisam ser preservados. Ribeirão tem de seguir em frente!  

Por fim, informamos que SINCOVARP e CDL mantém uma Central de Relacionamento com o Lojista para esclarecimento e divulgação de informações oficiais, úteis e corretas, sobre os desdobramentos da pandemia junto ao setor de Comércio e serviços. A CRL, que já fez mais de 8 mil atendimentos durante a pandemia, funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, pelo telefone (16) 3625.6924 e pelo (16) 99963.3105/Whatsapp. 

 

Leia mais:

Prefeitura divulga regras para fase de transição do Plano SP em Ribeirão Preto


Fotos: Luan Porto

Galeria de imagens

Compartilhar: