Em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Ribeirão Preto recebe programação especial
A "Semana da Mulher Negra" traz para a cidade importantes lembranças históricas e atuais sobre a luta dessas mulheres

Em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Ribeirão Preto recebe programação especial

Evento reúne exposições, feiras, intervenções artísticas, rodas de conversas e condecoração às mulheres negras da região

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e ao Dia Municipal da Mulher Negra, todos comemorados nesta quarta-feira, 25, o RoJuNe – Rolê da Juventude Negra – realiza, até 27 de julho, na Câmara Municipal e no CineClube Caium, a Semana da Mulher Negra.  

Segundo a pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), os maiores índices de feminicídio do mundo estão localizados na América Latina e no Caribe. O Brasil é o que tem o maior número, ocupando também o quinto lugar entre os países com o índice mais elevado de violência contra a mulher.

De acordo com o Mapa da Violência de 2016, os homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos, passando de 1.864 (2003) para 2.875 (2013).

Em 1992, em razão da pouca representatividade desses movimentos nos países, surgiu a união de um grupo de mulheres negras para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em São Domingos, na República Dominicana. Deste encontro, originou-se o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, lembrado todo 25 de julho.

No Brasil, a data foi transformada em comemoração nacional, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela era líder do quilombo do Quariterê, no Mato Grosso, e foi responsável pela criação do parlamento local, onde ela organizava os plantios, as colheitas, os alimentos e as diversas atividades realizadas naquela época.

Em Ribeirão Preto, o Dia Municipal da Mulher Negra também é comemorado no dia 25 de julho. Conquistada a partir da produção do documentário “Nós, Tereza” e de um projeto do vereador Luciano Mega (PDT) em parceria com movimentos sociais, coletivos de Ribeirão Preto e com protagonismo de Silvia Diogo, coordenadora da ONG Casa da Mulher, a data frisa e valoriza as contribuições políticas, intelectuais, econômicas e socioculturais das Mulheres Negras da região.
O Dia Municipal da Mulher Negra foi conquistado a partir de um projeto do vereador Luciano Mega (PDT) em parceria com movimentos sociais e coletivos de Ribeirão Preto
“O dia 25 de julho não visa a celebração. A ideia é fortalecer as organizações de mulheres negras e reforçar seus laços, trazendo mais visibilidade para a luta e pressionando o poder público. Silvia Diogo é coordenadora da ONG Casa da MulherHoje é dia de protesto, dia de luta e, para marcar a data, estão acontecendo diversas atividades”, diz Silvia.

Neste ano, a Semana da Mulher Negra traz para a cidade importantes lembranças históricas e atuais sobre a luta dessas mulheres. Para Michelle Tavares da Silva, uma das organizadoras do evento, a ideia é que seja possível fortalecer a luta, unir e empoderar as mulheres negras. “É importante ressaltarmos a nossa história, a nossa beleza e a nossa luta. A ideia é nos unirmos, nos reconhecermos e darmos atenção aos nossos laços e às nossas atividades”, ressalta.  

A Semana da Mulher Negra conta com exposições, bate-papos, feira cultural e homenagens às mulheres negras da região. Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação completa:

Até dia 27 de julho
Exposição Fotográfica: Hoje Elas Falam.
Por: Sheila Brandão.
Local: Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Horário: 19h00 às 21h00.

25 de julho
Feira Cultural das Pretas.
Local: CineClube Caium.
Horário: 15h00 às 22h00.

27 de julho
Homenagem especial às mulheres negras.
Local: Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Horário: 19h00 às 22h00.


Foto: Divulgação

Compartilhar: