
Adevirp promove inclusão de deficientes visuais no mercado de trabalho e recebe reconhecimento internacional
Projeto de empregabilidade recebe destaque global e traz evento sobre inclusão em Ribeirão Preto
A Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) foi escolhida para integrar o Programa Ágora, tornando-se o único posto do Sudeste brasileiro a participar da iniciativa. O programa, presente em 14 países da América Latina, tem como foco a inserção profissional de pessoas com deficiência visual e chega a Ribeirão Preto devido ao trabalho de excelência desenvolvido pela instituição, reconhecido pela Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).
As atividades do Programa Ágora têm o objetivo de capacitar e inserir pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho. "Aqui, a nossa formação começa com o Braille e vai até o momento em que esse educando consegue se estabelecer no mercado, tendo seus direitos assegurados e sua capacidade técnica reconhecida e valorizada", afirma Marlene Taveira Cintra, fundadora e presidente da Adevirp.
Exemplo desse trabalho é Gabriel Souza, de 28 anos, formado em Direito e recentemente contratado por um escritório de advocacia. Ele destaca a importância da Adevirp em sua trajetória. "É fundamental para nós, deficientes visuais, conseguirmos uma oportunidade na área em que escolhemos atuar. Se cheguei até aqui, foi também graças à Adevirp, que me ajudou desde a alfabetização até o desenvolvimento da minha independência", relata.
Outra beneficiada pelo projeto é Giullia Silva Oliveira, de 25 anos, que ingressou na Adevirp aos 10 anos, participou do programa Jovem Aprendiz e hoje trabalha como assistente de diretoria no departamento de jornalismo da EPTV. "Amei a novidade. Foi uma oportunidade única e muito importante para o meu crescimento profissional", afirma.
Marcus Aurélio de Carvalho, coordenador nacional do Programa Ágora, destaca o potencial da Adevirp como polo do programa no Brasil. "A Adevirp é uma instituição de referência pela seriedade, organização do trabalho e pelos resultados obtidos ao longo das décadas", enfatiza.
A instituição também sediará nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, um encontro presencial preparativo para o 11º Encontro Mundial da Deficiência Visual, que acontecerá no Brasil em setembro. O evento abordará temas como acessibilidade, inclusão e tecnologias assistivas.
Programação do Encontro Presencial
Quando: quinta-feira, 27 de fevereiro
Onde: Adevirp - Avenida Leais Paulista, 706, Jardim Irajá, Ribeirão Preto
-
9h30 - 11h30: Bate-papo sobre empregabilidade com Marlene Taveira Cintra (Adevirp), Beto Pereira (ONCB) e Marcus Aurélio de Carvalho (Programa Ágora Brasil). Evento aberto ao público e à imprensa.
-
13h30 - 16h30: Oficina "Como aperfeiçoar seu desempenho em entrevistas de emprego, concursos e processos seletivos - Habilidades socioemocionais", ministrada por Marcus Aurélio de Carvalho. Evento voltado para pessoas com deficiência visual.
O Programa Ágora foi fundado há 26 anos pela FOAL e chega ao Brasil por meio da ONCB, da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Foto: reprodução site