
A cara e a voz de Ribeirão Preto
Você é a cara e a voz de Ribeirão
Aproveitando o slogan dos 30 anos da Revide vou dar , aqui, o meu recado.
Tem gente que acha que a rua, o bem público, não é de ninguém, por isso age como não agiria se se tratasse de um seu próprio bem.
Engana-se quem pensa assim. A rua é de todos e por isso local de mais respeito, como quando se empresta um bem alheio.
Se tomamos de empréstimo um sapato, uma roupa , um acessório, usamos com o maior cuidado para devolver em ordem e ainda com um agrado como agradecimento pelo empréstimo, não é?
Se emprestamos a máquina fotográfica ou o carro de alguém , nossa cautela é máxima, pois são bens caros.
Por que, então, ao usar os equipamentos públicos, que não são pessoais, mas coletivos, isto é pertencem-nos e a outras pessoas, não se é tão cuidadoso?
Se cada um sentir-se dono do espaço público, como de fato o é, fará uso dele com respeito, cobrará atitudes dos demais usuários e do poder público que o mantém. Exercerá a cidadania.
Se fizermos na cidade como fazemos em casa, ou melhor, como se fizéssemos em uma visita a um amigo, teremos , certamente, um lugar melhor para viver e partilhar.
Sei que quem me lê, costuma tratar bem a cidade, então, peço que ajudem a espalhar estas palavras para que cheguem a quem ainda não aprendeu a ver a cidade como sua, como bem a ser cuidado, e espero que elas cutuquem, acendam a dúvida, façam pensar e provoquem alguma reação, preferencialmente positiva.
Grata.
Façamos o novo neste Ano Novo! Salve 2016!
Eliane Ratier- batendo na mesma tecla, de novo.