
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UM CAMINHO PARA A CULTURA DA PAZ
Eduardo de Oliveira Mantovani
Mediar conflitos na primeira infância é importante para um ambiente escolar harmonioso e colaborativo. Esta prática capacita as crianças a se tornarem cidadãos empáticos, responsáveis e autônomos. Este texto discute a relevância da mediação de conflitos na primeira infância, sugere técnicas autocompositivas e explicita os benefícios dessa abordagem.
No período de zero a seis anos, os alunos desenvolvem habilidades sociais e emocionais que oferecem uma oportunidade valiosa de aperfeiçoamento, baseada na expressão adequada dos sentimentos. A utilização das técnicas autocompositivas entre estes alunos, neste período é extremamente desejável, pois pode contribuir para a criação de um ambiente escolar saudável.
É possível obter um ambiente de respeito, empatia e cooperação aplicando a mediação de conflitos na primeira infância, primando pela prática e eficiência das técnicas empregadas. Professores e cuidadores capacitam as crianças com as competências necessárias para a vida, ensinando-as a lidar com conflitos de forma pacífica e construtiva.
Isso auxilia na criação de uma cultura de paz desde a infância. A preparação das crianças para enfrentar desafios com resiliência e sabedoria é um investimento relevante para a formação de cidadãos de melhor qualidade, refletindo direta e indiretamente nos níveis educacionais superiores.
A utilização de uma linguagem simples, como "Eu me sinto triste quando...", facilita a comunicação e incentiva as crianças a expressarem seus sentimentos em relação aos conflitos. Ferramentas lúdicas, como fantoches ou brinquedos, tornam a mediação mais acessível.
Ainda, brinquedos específicos, tais como bonecos de pelúcia e blocos de construção, estimulam a cooperação e a solução conjunta de problemas. É crucial estabelecer regras claras sobre como lidar com conflitos, o que facilitará a compreensão das expectativas e a compreensão de que haverá apoio para resolver conflitos de forma pacífica.
Ambientes como o "cantinho da calma" ou a "mesa da paz" são indispensáveis para tornar a mediação mais fácil. É indispensável ensinar técnicas de comunicação não violentas, adequadas à idade das crianças. Jogos e atividades que estimulam o trabalho em grupo auxiliam as crianças a praticarem a mediação de conflitos em um ambiente seguro.
Estas atividades oferecem um ambiente propício à prática de habilidades de mediação. A troca de brinquedos, os problemas no recreio, os conflitos de desenho e as discussões sobre liderança são exemplos práticos de mediação de conflitos. Esses exemplos mostram como a mediação pode ser usada de forma prática e eficiente para resolver problemas cotidianos.
A aceitação e inclusão da diversidade desde cedo é fundamental. A educação inclusiva e as atividades que valorizam a diversidade contribuem para a criação de um ambiente escolar acolhedor e respeitoso. O reconhecimento da diversidade contribui para a formação de cidadãos mais empáticos e inclusivos.
Sessões de reflexão pós-mediação são importantes para que as crianças discutam o que aprenderam e como se sentem. Isso contribui para o aprendizado e auxilia na assimilação das habilidades de mediação.
Os pais e responsáveis desempenham um papel fundamental na mediação de conflitos. Devem, em casa, reforçar os princípios e competências aprendidos na escola, mantendo um diálogo constante sobre como lidar com conflitos e expressar sentimentos de forma saudável.
Os professores e funcionários da escola têm o dever de criar um ambiente seguro e acolhedor, onde as crianças aprendem a lidar com conflitos de forma pacífica. Quanto ao Estado, deveria por lei, estabelecer protocolos e medidas mais assecuratórios, o que em muitos casos não ocorre.
O ideal seria que a educação para a paz, fosse apoiada e incentivada pela comunidade, fornecendo recursos e oportunidades para o desenvolvimento de habilidades de mediação de conflitos, contudo, ao entender a situação atual do Brasil, sabemos que nem sempre isto é possível.
Todos, como uma rede de apoio, contribuem para a formação de cidadãos empáticos, responsáveis e preparados para enfrentar desafios de forma resiliente e inteligente. A mediação de conflitos na primeira infância é uma estratégia eficaz para tornar o ambiente escolar mais harmônico, empático e colaborativo. Ao aprenderem a lidar com conflitos desde cedo, as crianças se tornam mais preparadas para enfrentar os desafios da vida com resiliência e sabedoria.