Revide Vip

Hoje é 25 de Outubro de 2014 - Ano 28 - Edição 733

Buscar em x

Selecionar: todos | nenhum

Acompanhe a Revide

Você está em: Revide /

Matéria de Capa

RSS

Uma data especial Copema relembra seu passado com orgulho e revela os planos para continuar construindo uma trajetória de destaque no presente e no futuro

A Copema foi fundada em 26 de junho de 1985. Desde então, a história da construtora vem sendo escrita de forma totalmente integrada com a de Ribeirão Preto. Com mais de 100 empreendimentos comerciais e residenciais no portfólio, ajudou a criar uma identidade urbanística para a cidade antecipando as tendências do setor imobiliário e colaborando com o desenvolvimento de novos bairros que não param de crescer. Ao resgatar suas memórias, o idealizador e diretor da empresa, José Renato Magdalena, lembra-se de como tudo começou. “Ainda na infância, eu já sabia exatamente o que queria fazer: construir edifícios. Por isso cursei Engenharia Civil. Tinha plena convicção de que esse sonho, um dia, se tornaria realidade”, comenta. Depois de coordenar projetos importantes em outras empresas e adquirir expertise, decidiu abrir o próprio negócio.

Os primeiros passos da Copema foram modestos, com o lançamento do Edifício Marisa, com apenas três andares e unidades de 86 m². O modelo teve uma aceitação impressionante. A localização, fora da tradicional e nobre região central, a metragem reduzida para os padrões vigentes e, consequentemente, os valores mais acessíveis serviram sob medida aos anseios das famílias de classe média, um nicho até então pouco prestigiado pelo mercado. Durante um tempo, atender a esse público foi o foco da construtora. “Como as empresas já existentes estavam estabelecidas nessas áreas consagradas, tivemos que encontrar outros lugares interessantes para construir”, justifica o empresário.

Vale ressaltar que o momento não era dos mais favoráveis. À época, a inflação gerava uma instabilidade econômica. Os preços subiam a todo instante, o que prejudicava os orçamentos das obras. “Conforme a construção andava, os custos eram reajustados o que, inevitavelmente, causava uma grande insegurança nos consumidores. Implementamos estratégias para combater essas adversidades, como o sistema de preço fechado, que garantia ao cliente o investimento exato a ser empregado no imóvel”, enfatiza José Renato.

Segundo ele, esse foi um período de embasamento para que o negócio pudesse prosperar e foi exatamente isso o que aconteceu. A empresa estava pronta para encarar novos desafios e desenvolver todo o seu potencial. O Edifício Paranoá, uma torre com 15 andares e uma área de lazer coletiva diferenciada, mostrou o alto nível de maturidade e de comprometimento da equipe conduzida pelo engenheiro.

Além da facilidade para encontrar boas oportunidades e da habilidade para enxergar a longo prazo, José Renato também contou com uma dose de sorte em sua trajetória. “Adquiri um terreno em um lugar completamente periférico, no Santa Cruz. Era, literalmente, no meio do mato. Por uma feliz coincidência, quase simultaneamente, começou a construção do COC da Av. Portugal e a abertura da Av. Maurilio Biagi, que favoreceu o progresso do bairro. Em seguida, a Av. Prof. João Fiusa, na zona Sul, transformou-se no principal vetor de expansão da cidade, abrigando o metro quadrado mais valorizado, e nós também estávamos lá”, aponta o empresário. No cobiçado corredor residencial, 15 empreendimentos levam a assinatura da construtora. Todos enquadrados no segmento de alto padrão, oferecendo aos moradores máxima qualidade, exclusividade, privacidade, elegância, luxo e sofisticação, entre outros benefícios.

E, ao que parece, o enredo está se repetindo. Antenado e intuitivo, o diretor da empresa comprou, em 2001, um terreno que, aos poucos, desponta no radar imobiliário: a Fazenda São Geraldo. O local será convertido em um verdadeiro bairro planejado, o Saint Gérard. Com fácil acesso pelo anel viário, a região conta com lotes e mais de 50 mil m² de área florestal. O projeto, que reunirá apartamentos e casas, escritórios, supermercados, só para citar alguns exemplos, foi previamente elaborado, reservando áreas específicas para cada uso garantindo, assim, o perfeito funcionamento do conjunto. Destaque para o condomínio residencial de casas Saint Gerard Residence e também para o condomínio de apartamentos Les Alpes. Além disso, o Colégio Marista e um posto de gasolina já foram instalados na área.

Mesmo atingindo a excelência e se tornando uma empresa referência no setor, a Copema continua com seus princípios intactos, fugindo da impessoalidade dos conglomerados e mantendo a proximidade com clientes. “Ouvir é essencial. Os clientes, os investidores e os corretores são fontes preciosas, que nos auxiliam a entender as reais necessidades do mercado para que possamos elaborar soluções atrativas e eficientes. Por isso, temos a política de disponibilizar um atendimento sempre atencioso e personalizado”, afirma José Renato.

A comemoração já começou

Para celebrar os 30 anos em grande estilo, a construtora decidiu promover uma série de ações festivas ao longo do ano e os clientes são os convidados especiais. A estreia aconteceu com uma promoção exclusiva. “Em julho, colocamos à venda 30 unidades, localizadas em seis empreendimentos diferentes, com 30% de desconto no preço. As condições foram válidas por 30 dias e geraram ótimos resultados”, aponta José Renato. Ao mesmo tempo, os núcleos de vendas ganharam uma nova roupagem, com decoração temática que ilustra bem o slogan da campanha: “Copema 30 Anos - Na sua história tem um pedacinho da nossa”.

Em seguida, a empresa foi patrocinadora do IV Challenge Golf, torneio realizado no Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, e, no dia 1º de setembro, apresentou, através de uma parceria com os Correios, um selo comemorativo que passou a ser utilizado em todas as correspondências enviadas pela Copema Engenharia até junho de 2015. O próprio empresário fez questão de realizar a primeira obliteração. Na lista de iniciativas ainda consta a badalada apresentação da cantora Maria Rita, ocorrida no dia 20 de setembro, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping.


Aliás, o show também marcou a inauguração oficial de mais uma atração minuciosamente preparada pela construtora. “Nossa equipe montou um belo memorial. São sete painéis e totens produzidos em acrílico, que mostram imagens de diversos empreendimentos, desde a fundação da Copema, na década de 80, até os dias atuais. Além disso, uma linha do tempo que evidencia, em alguns tópicos, o progresso da empresa. Observando cada uma das obras é possível notar a nossa participação efetiva no cenário urbano de Ribeirão Preto”, explica. Hoje, o memorial está instalado no Núcleo de Vendas Fiusa, que fica na Av. Prof. João Fiusa, 2291. Em breve, outras sedes devem abrigar a exposição. “Ficamos felizes com a repercussão positiva de todas essas atividades que promovemos até agora. Porém, há muito mais por vir”, adianta o diretor.



 

* Publicado em 24/10/2014

Envie esta notícia para um amigo
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.
Faça um comentário
captcha
Preencha o campo a cima com os informes da imagem.

Comentários

    Nenhum comentário para esta matéria.

Outros Cadernos

  • AgroVip

    Novas sementes de pimentão oferecem maior resistência entre a colheita e comercialização

  • Gerais

    Transporte coletivo só aceitará pagamento das passagens com o Cartão Cidadão

  • Guia Cultural

    "Feliz por nada" leva o público à momentos de descontração e reflexão

  • Guia Gourmet

    Ribeirão Preto recebe evento inspirado nas grandes feiras gastronômicas

  • Imóvel

    Perplan lança empreendimento Über Van Der Rohe na zona Sul de Ribeirão Preto

  • Moda

    No embalo do "Outubro rosa", a cor pincela a moda, os monumentos e as atitudes

  • Qualidade de Vida

    Pelo menos, 30 minutos de exercícios já ajuda a garantir mais saúde e qualidade de vida